Genki Kawamura ganhou o prêmio de melhor diretor por seu filme “Cem Flores” no 70º Festival Internacional de Cinema de San Sebastian no último sábado (24), tornando-se o primeiro japonês a receber o prêmio no prestigiado evento espanhol.
O primeiro longa-metragem dirigido por Kawamura conta a história de um filho que cuida de sua mãe afetada pela demência e relembra velhas lembranças dela.
O filme, lançado no Japão em 9 de setembro, foi adaptado de um romance de mesmo nome escrito por Kawamura depois que sua avó desenvolveu a síndrome. “Quero contar à minha avó do céu essa alegria”, disse o ator de 43 anos, expressando sua gratidão ao elenco e à equipe na cerimônia de premiação.
Falando de sua surpresa ao ganhar o prêmio, Kawamura contou que “quase cuspiu” o vinho branco que estava bebendo em um bar em Bilbao, norte da Espanha, quando recebeu a ligação.
Kawamura, que se juntou à grande produtora japonesa de filmes Toho Co. depois de se formar na universidade, construiu uma carreira trabalhando em filmes como “Confissões” e o sucesso de bilheteria animado “seu nome”. Ele estreou como romancista em 2012 com “If Cats Disappeared from the World”.
O Festival Internacional de Cinema de San Sebastian é um dos festivais de cinema mais famosos da Europa, entre Cannes, Veneza e Berlim.
“Os Reis do Mundo”, da diretora colombiana Laura Mora, levou para casa o prêmio máximo entre os 17 filmes da competição oficial deste ano.