Os dados mais recentes do governo do Japão mostram que as empresas estão tendo dificuldade em contratar trabalhadores. A proporção de vagas de emprego para candidatos aumentou pelo 7º mês consecutivo.
O Ministério do Trabalho diz que o número em julho subiu para 1,29. Isso significa que havia 129 vagas de emprego para cada 100 candidatos.
A proporção foi maior que 1 em todas as prefeituras pela primeira vez em mais de 2 anos.
Os empregos aumentaram quase 48% no setor de hospitalidade e restaurantes. Autoridades do ministério dizem que a falta de restrições comerciais, apesar do aumento nas infecções por coronavírus, levou a mais oportunidades em hotéis e restaurantes.
As aberturas nos transportes e serviços postais aumentaram cerca de 15 por cento.
Os da manufatura aumentaram mais de 14%, mas a taxa de aumento vem diminuindo. As autoridades dizem que os custos crescentes das matérias-primas estão prejudicando os lucros das empresas e podem em breve afetar o emprego.
Enquanto isso, o Ministério da Administração Interna diz que a taxa de desemprego ajustada sazonalmente permaneceu inalterada em julho. Ficou em 2,6 por cento pelo terceiro mês consecutivo.
O ministério diz que o número de pessoas em licença aumentou em cerca de um milhão devido à disseminação do coronavírus.
Mas eles dizem que a maioria dessas pessoas retornará aos seus empregos e não pesará no número de desemprego.