A Disney poderá perder em breve direitos exclusivos de seu personagem de desenho mais icônico, visto que os 95 anos de direitos autorais do Mickey Mouse devem expirar em 2 anos.
Quando o Mickey Mouse apareceu pela primeira vez em 1928, os direitos autorais da Disney eram protegidos por 56 anos, mas quando os direitos autorais do amado personagem se aproximavam do fim, a Disney conseguiu pressionar a Lei de Direitos Autorais de 1976 que estendeu a proteção para 75 anos.
E então em 1998, a Disney conseguiu mais uma extensão, recebendo proteção por 95 anos.
Não está claro se a gigante do entretenimento planeja realizar outra ação antes de 2023 para evitar que o Mickey seja movido para domínio público.
Assim que os direitos autorais expirarem, qualquer um que desejar usar os personagens ou conceitos do roedor favorito de todos não precisarão pedir permissão, ou pagar taxas.
Isso significa que criadores podem tornar o Mickey o centro de histórias fora da Disney.
O personagem pode seguir os passos do Ursinho Pooh que recentemente entrou para domínio público após seus direitos autorais terem expirado em janeiro.
Desde então, o personagem das crianças foi representado como um serial killer no filme de terror Winnie the Pooh: Blood and Horror.
O diretor associado da Clínica Legal de Filmes na Escola da Lei de UCLA, Daniel Mayeda, disse ao The Guardian que as pessoas poderão criar histórias para o Mickey, mas ainda podem enfrentar reivindicações de direitos autorais se elas forem muito similares ao original da Disney.